Retorno Visual: Isometria no Processing

É de extrema importancia que o usuário do Tangima consiga ter retorno visual no Software do que está sendo projetado nos pinos do dispositivo. Inclusive, para facilitar o desenvolvimento de novas aplicações sem a necessidade de estar com o Tangima conectado ao computador.

Para isso, utilizamos uma simulação virtual do tangima desenvolvida com blocos em visão isométrica.

Utilizar formas em 3 dimensões no Processing não é complicado. Ele possui uma biblioteca chamada P3D, e funções prontas para criar esferas, cubos e outras formas primitivas a partir de coordenadas x, y e z. Além disso, o Processing conta com funções que permitem usar câmeras e posicioná-las em 3 dimensões. Existem diversos tutoriais espalhados pela internet ensinando a utilizar o P3D do Kinect.

Para utilizarmos uma câmera com perspectiva isométrica seguimos o tutorial:

https://forum.processing.org/topic/isometric-projection-in-pgraphicsopengl#25080000001061175

Basicamente o que o tutorial faz é posicionar uma câmera a uma determinada altura do plano xy e rotacioná-la a 45 graus, apontando para o centro do plano xy. Em seguida, utiliza a função ortho para distorcer a visão da câmera, criando uma perspectiva isométrica. Este mesmo plano xy será a base de onde serão construídos os pinos com a função box.

O resultado é algo semelhante a:

<< INSERIR IMAGEM >>

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