Esqueleto dos Pinos

Precisávamos que os pinos fossem mais leves e que sua construção fosse mais precisa. Para isso, buscamos modificar algumas peças e automatizar alguns processos.

peca H

Primeiramente, ao invés de construirmos os pinos como peças inteiras, resolvemos construir um esqueleto de arestas as quais iriam sustentá-los. Este esqueleto seria posteriormente revestido por algum material leve, que não aplicasse muito atrito. Se conseguíssemos construir um esqueleto leve e preciso, obteríamos um melhor resultado no seu movimento. Sendo assim, não nos preocupamos, naquele momento, com o revestimento, mas sim com a redução do peso, do atrito e o aumento da precisão da peça, para um melhor funcionamento e acabamento do Tangima. Mais uma vez, refizemos o desenho técnico.

Para obtermos a máxima precisão na construção deste esqueleto, utilizamos a impressora 3D do laboratório NEXT (Núcleo de Experimentação Tridimensional), da PUC-Rio, o qual gostaríamos de agradecer imensamente pela ajuda e disponibilidade.

Porém, a impressão destas peças em uma impressora 3D exigiu bastante material plástico. Este material ainda é relativamente caro, especialmente em se tratando do Brasil, e só possui um revendedor nacional, localizado em São Paulo (que estava sem estoque no momento que ligamos).

Resolvemos buscar alternativas para a construção deste esqueleto, sem deixar de considerar o peso e a precisão da peça. A opção escolhida foi o corte na impressora a laser. O material seria o MDF por ser um material barato, acessível e fácil de manipular com as ferramentas que temos disponíveis no laboratório. Além disso, testamos o peso do MDF como esqueleto para garantir que o torque do servo era suficiente para movimentá-los, considerando que ainda seriam revestidos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s