Aplicações

Como dito anteriormente, o Tangima possui o potencial de ser aplicado para inúmeras funções. Devido ao tempo e recursos disponíveis, neste projeto de graduação estaremos focados em realizar um protótipo e experimentá-lo, o que significa que não teremos um produto capaz de executar algumas das aplicações apresentadas aqui. De qualquer maneira, destacamos algumas aplicações que imaginamos serem possíveis após arrecadarmos os recursos necessários para evoluirmos esta tecnologia:

1 – Instalação Interativa

Untitled-1

Instalação interativa em eventos, stands, casas de show, boates. Uma grande matriz de pinos iluminada, cobrindo toda a parede de um estabelecimento de festas. Esses pinos poderiam reagir ao som do ambiente, como se dançassem conforme a música. Essa aplicação se assemelha aos similares Hypermatrix e Hyposurface, apesar de existirem diversos outros similares de instalações interativas.

2 – Mesa de Reunião

Untitled-2

Mesa de reunião que exibe gráficos em forma física. A partir de um arquivo de Excel, os gráficos ganham volume em 3 dimensões.  Essa aplicação se assemelha aos projetos Wable e Centrograph.

3 – Relacionamento a distância

Untitled-3

Com uma câmera Kinect escaneando uma pessoa, e um display Tangima com alta resolução é possível representar a imagem capturada em volume e em tempo real. Desta forma, usuários conversando por teleconferência poderiam simular o toque e se ver em volume.

Apesar de não conhecermos nenhum projeto com esta capacidade, podemos dizer que os vídeos “Pin Face” e “Pin Art Performance” são inspirações para esta aplicação.

4 – Conversor de texto para braile 

Untitled-4

Uma utilidade para deficientes visuais poderem ler textos. O Tangima poderia “traduzir” textos digitais para o braile. O deficiente visual poderia ler utilizando o tato.
O projeto conceitual “Siafu” é um similar desta aplicação.

5 – Visualizar e manipular terrenos

Untitled-5

Geógrafos, engenheiros e afins poderiam visualizar os pontos mais baixos e mais altos de um terreno, em volume, em tempo real.
Os projetos “Terrain Table” e “Relief” são similares desta aplicação.

6 – Outdoor Volumétrico

Untitled-6

O Tangima poderia ser utilizado na arquitetura, compondo a fachada de préditos residenciais ou comercais, como Shopping Centers. Poderia ser uma nova mídia de outdoor ou Indoor, ou apenas uma instalação interativa.
O projeto “Hyposurface”, por exemplo, foi instalado no alto de um prédio na Times Square, em Nova Iorque, como um outdoor volumétrico, patrocinado pela Coca-Cola.

7 – Arquitetura Responsiva

Untitled-7

Uma grande matriz de pinos Tangima poderia cobrir o chão, o teto ou as paredes de uma residência. Os pinos poderiam servir como móveis. Mesas, cadeiras e até camas. Desta forma, os proprietários poderiam, a partir de um aplicativo instalado em seus telefones ou tablets, alterar facilmente os móveis , ou até mesmo as paredes, de lugar.
Apesar de não ser uma interface, a animação “The Room”, desenvolvida pelo aluno Christian Smith, da Vancouver Filme School, apresenta uma idéia futurista que se assemelha a esta aplicação.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s