Como controlar tantos motores? (Arduino)

Como já dito anteriormente, pretendemos utilizar a placa arduíno para controlar os motores, que por sua vez, vão alterar as posições dos pinos do Tangima.

O arduíno não é a única placa de prototipagem eletrônica do mercado, também existem alternativas viáveis e simples, como o recém lançado Microsoft Gadgeteer, que está ganhando cada vez mais adeptos. Porém, conforme já introduzimos , a escolha pelo arduíno se deu por ser a placa microcontroladora mais abrangente do mercado, com vasta documentação, de fácil uso e simples de ser programada.

De qualquer maneira, antes de mais nada, é preciso explicar o que é o arduíno.

09950-01

Tecnicamente falando, o arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, lançada em 2005, projetada com um microcontrolador atmel AVR de placa única, com suporte de entrada/saída embutido em uma linguagem de programação padrão, baseada em C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas. O ardúino pode funcionar conectado a um computador, ou em objetos interativos independentes.

Na prática, o arduíno possui portas de entrada (input) e de saída (output) de dados. Pode-se conectar praticamente qualquer componente eletrônico (motores, sensores, LEDs, entre outros) nestas portas, e controlá-los a partir do próprio software do arduíno, baseado em linguagem C/C++.

protoboardPor exemplo, pode-se conectar um sensor de luz na entrada número 1 e uma lâmpada LED vermelha na entrada número 2. Feito isso, conectamos o arduíno ao computador por meio de um cabo usb e abrimos o software. No software, dizemos que existe um sensor nos fornecendo dados, e esse sensor está conectado na porta 1. Também informamos que existe um LED a ser ligado ou desligado, e que esse LED está conectado na porta 2. Por fim, ordenamos ao software que acenda a lâmpada LED assim que o sensor nos indicar que a sala está clara, e que apague-a quando o sensor nos indicar que a sala está clara. Desta forma, sempre que apagarmos a luz da sala onde o sensor de luz está posicionado, o arduíno acenderá a lâmpada LED vermelha, apagando-a automaticamente quando acendermos a luz.

arduinosA plataforma arduíno possui diversos modelos, cada qual com as suas limitações. Alguns modelos, por exemplo, não possuem a tecnologia Bluetooth. Nestes casos, são desenvolvidas e comercializadas, no mundo todo, diversas extensões. Estas extensões, chamadas de shields, são placas externas que se encaixam na placa arduíno, ampliando suas capacidades, como se realizassem um “upgrade”.

A chegada do arduíno no mercado trouxe uma grande revolução na indústria criativa, especialmente nos meios das Artes e do Design. Esta placa possibilitou que os profissionais criativos, que antes apenas projetavam/desenhavam, passassem a poder prototipar e experimentar seus próprios produtos, inclusive testá-los com seus usuários, sem depender de técnicos ou engenheiros eletrônicos especializados. Em outras palavras, o arduíno trouxe a prototipagem eletrônica para a massa, gerando um processo aberto e colaborativo.

O resultado disso são inúmeros projetos, interfaces, instalações artísticas, produtos e invenções novas todos os dias, que buscam melhorar a qualidade de vida da nossa sociedade.
Mais do que isso, a chegada do arduíno trouxe a experimentação para dentro da metodologia de Design. Uma vez que o designer pode testar seu produto antes mesmo de concluir o seu projeto, ele passa a antecipar potenciais problemas, diminuindo o risco do seu resultado final fracassar.

Também é preciso destacar que, como dito, o arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica destinada a experimentações. Sendo assim, na grande maioria dos casos, não é o circuito mais adequado para a produção industrial em escala. Os produtos finais, após o processo de experimentação, devem ter seus circuitos desenvolvidos por especialistas em eletrônica, que vão construir circuitos customizados especialmente para o projeto em questão.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s