Uma lacuna sensorial e dimensional

“Todos nós temos 5 sentidos; Como é triste que a nossa conexão com os computadores seja sensorialmente privada e fisicamente limitada”

Nicholas Negroponte

A revolução tecnológica mudou as nossas vidas. À medida que a ubiquidade computacional se torna uma realidade, vivemos uma separação cada vez menos clara entre o mundo real e o mundo virtual.

Porém, apesar da ubiquidade se mostrar presente com a invasão de novos dispositivos, a forma como nos relacionamos com os computadores mudou muito pouco ao longo dos anos. Para dar input de dados, usamos praticamente os mesmos objetos físicos de décadas atrás: o mouse, o joystick, o teclado e, cada vez mais frequentes, as telas sensíveis ao toque.

Para recebermos o output, em geral, estamos confinados a telas coloridas, retangulares, bidimensionais, planas ou semi-planas, iluminadas, baseadas em pixels coloridos.

As telas estão gradualmente evoluindo, mas a sensação do toque está limitada, em grande parte, para o sentimento de tocar a tela plana, apertar o botão do teclado ou do mouse. Salvo exceções, o paladar e o olfato ainda não foram contemplados. Dimensionalmente, estamos limitados ao bidimensional.

Em suma, possuímos poucas interfaces capazes de trazer os dados virtuais, armazenados no ciberespaço, para o mundo físico. Sendo assim, limitamos nossa capacidade sensorial (oriunda de milhões de anos da evolução da nossa espécie)  interagir com estes dados.

Usando os conceitos de design de interação e de prototipagem de interfaces tangíveis, o projeto Tangia visa conceber uma nova interface para potencializar a interação homem-computador, buscando preencher parte da lacuna sensorial e dimensional existente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s