Testes de Funcionamento e Revestimento dos Pinos

Após concluirmos a montagem final dos pinos, precisávamos decidir qual seria o seu revestimento. Mais do que pelo acabamento, o revestimento dos pinos iria reduzir o atrito entre o esqueleto de mdf e as hastes de alumínio. Desta forma, obteríamos um movimento mais suave e preciso.

Inicialmente tentamos fazer o revestimento com papel manteiga, colando-o no esqueleto com cola bonder. Porém, além do acabamento ficar muito ruim, o papel manteiga é um material muito frágil, podendo rasgar ou amassar com facilidade. Ainda nesta experimentação, percebemos que precisaríamos de um material mais espesso, pois o papel manteiga estava deixando o pino com folga e “bambo”.

Tentamos utilizar o acetato de 1mm de espessura. Porém, além do material ser muito pesado, estava muito grosso e era difícil de ser cortado com precisão manualmente (mais uma vez, tivemos de usar o riscador). Com as imperfeições e a grande espessura do seu revestimento, o pino revestido de acetato travava, não encaixando direito na sua estrutura de base e não se movimentando de forma adequada.

revest revest2

Neste momento solicitamos ajuda para professores presentes no laboratório de volume, que indicaram um fornecedor de plásticos em São Cristóvão, o Grupo de Idéias. Fomos até lá e compramos chapas de diversas espessuras (de 0,4mm a 0,8mm), materiais (polipropileno, acetato e pvc) e composições (branco, colorido, camursa, fosco, transparente) diferentes.

Após uma grande quantidade de testes que duraram vários dias, descobrimos que o melhor material para o revestimento seria o plástico polipropileno (PP) branco camursa fosco de espessura 0,4mm. Este se apresentou um material leve, com a espessura ideal, de excelente acabamento, fácil tanto de cortar quanto de fazer vigas (dobras), de baixo custo (cada folha custou R$10,00) e com muita facilidade de ser colado no mdf utilizando cola bonder. Também tentamos utilizar fita dupla face para colar o revestimento nos pinos, mas a cola ficou muito frágil.

 

IMG_1738

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s